segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mini-curso - Antropologia da criança: dilemas e desafios


Este mini-curso será ministrado por Christiane A. Tragante, Patrícia dos Santos Begnami e Thaís Regina Mantovanelli da Silva, alunas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar. Acontecerá entre os dias 20 e 22/9, das 08h00 as 12h00. Confiram abaixo o programa do mini-curso:

Ementa:
Esse minicurso se propõe a discutir as concepções de criança e de infância e as principais questões conceituais e metodológicas a partir dos clássicos na antropologia da criança.

Objetivos:
Conhecer a formação e consolidação da antropologia da criança e seus principais autores.
Problematizar os desafios metodológicos enfrentados ao se eleger as crianças como sujeitos das pesquisas e qual a validade antropológica desses desafios. 

Metodologia:
Leitura e discussão de textos clássicos e narrativas etnográficas.

Bibliografia:

ARIÈS, Phillippe. História Social da Criança e da Família. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan SA, 1978.
BEGNAMI, Patrícia. As crianças como interlocutoras das pesquisas antropológicas. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. 2010. Anais da 27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Belém, 2010
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
_____________. O desenho das crianças e o antropólogo: reflexões a partir das crianças mebengokré-xikrin. In: REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL. 2005. Anais da VI Reunião de Antropologia do Mercosul. Montevidéu/Uruguai, 2005.
FERNANDES, Florestan. Aspectos da educação na sociedade Tupinambá. In: SCHADEN, Egon. Leituras de etnologia brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1976.
MANTOVANELLI, Thaís. As crianças invisíveis da Reserva Indígena Icatu SP. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. 2010. Anais da 27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Belém, 2010.

MEAD, Margaret. Growing up in New Guinea. London, Penguin Books, 1963.  
NUNES, Angela & SILVA, Aracy. Contribuições da etnologia indígena brasileira à antropologia da criança. In: SILVA, Aracy; MACEDO, Ana; NUNES, Angela. Crianças indígenas. Ensaios Antropológicos. São Paulo: Global, 2002.
PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de antropologia, São Paulo, USP, 2007, v. 50, no 1, p. 225-270.
SCHADEN, Egon. Educação indígena. Problemas Brasileiros, ano XVI, n. 152, p. 23-32, 1976.
TASSINARI, Antonella. Múltiplas Infâncias: o que a criança indígena pode ensinar para quem já foi à escola ou A sociedade contra a escola. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. 2009. Anais de evento do 33º Encontro Anual da Anpocs. Caxambu, 2009.
TRAGANTE, C. A. Criança só faz arte?: notas de uma etnografia nas aulas de Artes. In: In: 34o. Encontro Anual da ANPOCS, 2010, Caxambu (no prelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário